Este é um teste tão diferente quanto os quatro carros convocados para protagonizá-lo: Fox 1.0 três-cilindros, Grand Siena 1.6, Fusion 2.0 turbo e Azera 3.0 V6. A ideia da reunião: descobrir o quanto o aumento da velocidade de cruzeiro influencia na elevação do consumo e, consequentemente, dos gastos com combustível. Numa viagem simulada de 200 km, o teste analisou o consumo médio em três velocidades constantes (80, 100 e 120 km/h). A partir dos resultados criamos gráficos cujos indicativos podem fazer com que você repita o teste com seu carro e reveja o ritmo de suas próximas viagens.
VW Fox 1.0 3 cilindros
Antes de iniciar o teste, abastecemos os carros no mesmo posto: etanol para os flexíveis Fox e Grand Siena e gasolina para Azera e Fusion. Em seguida, os pneus foram calibrados com a pressão recomendada pela fábrica. As medições foram realizadas no mesmo padrão dos testes: ar-condicionado e demais equipamentos desligados, vidros fechados e apenas o piloto a bordo. Os números apresentados refletem a média de duas passagens em cada velocidade. Para percorrer os 200 km, claro, o tempo gasto é o mesmo independentemente do carro: 2h30 minutos a 80 km/h; 2 horas a 100 km/h; e 1h40 minutos a 120 km/h.
Fiat Gran Siena 1.6
Em números absolutos, os resultados de Fox e Fusion ficaram próximos, mas vale relembrar que eles são movidos a combustíveis diferentes, como deixa claro a linha de gastos com abastecimento.
Em nossa viagem simulada de 200 km, Fox e Grand Siena confirmaram a lógica e se mostraram os mais econômicos. Surpresa foi descobrir o tamanho da superioridade do VW a 80 km/h: ele é 44,5% mais econômico que o Fiat. Entre os mais potentes, o equilíbrio é maior. O coreano bebe mais a 80 km/h (30,9%) e a 100 km/h (15,8%), mas vira o jogo e se mostra (3,8%) mais contido que o rival a 120 km/h.
Em nossa viagem simulada de 200 km, Fox e Grand Siena confirmaram a lógica e se mostraram os mais econômicos. Surpresa foi descobrir o tamanho da superioridade do VW a 80 km/h: ele é 44,5% mais econômico que o Fiat. Entre os mais potentes, o equilíbrio é maior. O coreano bebe mais a 80 km/h (30,9%) e a 100 km/h (15,8%), mas vira o jogo e se mostra (3,8%) mais contido que o rival a 120 km/h.
Ford Fusion 2.0 Turbo
Tomando o Fusion como referência, a opção por aumentar a velocidade de cruzeiro para 120 km/h, em vez de 80 km/h, significa gastar 6,12 reais a cada 10 minutos. Por outro lado, você vai deixar a viagem 50 minutos mais lenta. Dependendo da rodovia, essa mesma conta pode significar um passeio com pedágio grátis.
Tomando o Fusion como referência, a opção por aumentar a velocidade de cruzeiro para 120 km/h, em vez de 80 km/h, significa gastar 6,12 reais a cada 10 minutos. Por outro lado, você vai deixar a viagem 50 minutos mais lenta. Dependendo da rodovia, essa mesma conta pode significar um passeio com pedágio grátis.
Hyundai Azera 3.0 V6
Outra vantagem de aliviar a pressão sobre o acelerador está no aumento da autonomia. Se a 120 km/h a distância até o seu destino for maior que a nossa viagem imaginária e exigir uma parada para encher o tanque (algo que raramente consome menos que 15 minutos), talvez seja mais vantajoso reduzir a velocidade para 100 km/h e passar direto pelo posto. Com 48 litros de capacidade, o tanque do Grand Siena, por exemplo, garante autonomia de 422 km a 120 km/h, mas sobe para 619 km a 100 km/h.
Outra vantagem de aliviar a pressão sobre o acelerador está no aumento da autonomia. Se a 120 km/h a distância até o seu destino for maior que a nossa viagem imaginária e exigir uma parada para encher o tanque (algo que raramente consome menos que 15 minutos), talvez seja mais vantajoso reduzir a velocidade para 100 km/h e passar direto pelo posto. Com 48 litros de capacidade, o tanque do Grand Siena, por exemplo, garante autonomia de 422 km a 120 km/h, mas sobe para 619 km a 100 km/h.
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