Depois de ser eleito melhor jogo de 2013 no BAFTA Games Awards, premiação organizada pela Academia Britânica de TV e Artes Cinematográficas, "The Last of Us" fez bonito novamente e levou o título de game do ano no 14º Game Developers Choice Awards. O evento foi realizado na Game Developers Conference (GDC), feira que acontece até sexta-feira (21) em San Francisco, nos Estados Unidos.
Além do prêmio máximo da noite, o game da Naughty Dog venceu também com melhor game design e narrativa.
Considerado um dos melhores jogos exclusivos do PlayStation 3, "The Last of Us" é um jogo de ação que se passa em um mundo onde quase todos os seres humanos sofreram uma infecção misteriosa e se transformaram em monstros. No papel de Joel, o jogador deve lutar por sua vida nesse cenário pós-apocalíptico ao lado da jovem Ellie.
O game de tiro "BioShock Infinite", da Irrational Games, prevaleceu nas categorias técnicas e recebeu os prêmios de melhor arte visual e melhor som. Já o game independente "Papers, Please", desenvolvido pelo norte-americano Lucas Pope, foi outro a vencer duas vezes: inovação e melhor jogo para download.
Veja todos os vencedores do 14º Game Developers Choice Awards:
- Jogo do ano: "The Last of Us" (Naughty Dog)
- Prêmio de inovação: "Papers, Please" (Lucas Pope)
- Melhor estreia: "Gone Home" (The Fullbright Company)
- Melhor jogo para download: "Papers, Please" (Lucas Pope)
- Melhor jogo móvel: "The Legend of Zelda: A Link Between Worlds" (Nintendo EAD)
- Melhor game design: "The Last of Us" (Naughty Dog)
- Melhor narrativa: "The Last of Us" (Naughty Dog)
- Melhor tecnologia: "Grand Theft Auto V" (Rockstar Games)
- Melhor arte visual: "BioShock Infinite" (Irrational Games)
- Melhor som: "BioShock Infinite" (Irrational Games)
- Prêmio pelo conjunto da obra: Ken Kutaragi (Sony Computer Entertainment)
- Prêmio de pioneirismo: Brandon Beck/Marc Merrill (Riot Games)
- Prêmio de embaixador: Anita Sarkeesian (Feminist Frequency)
- Prêmio do público: "Kerbal Space Program" (Squad)
Melhor game indie
A noite de premiação na GDC não teve apenas o Game Developers Choice Awards. O Independent Game Festival (IGF) elegeu os melhores games independentes do ano, os chamados indies.
"Papers, Please" levou o prêmio Seumas McNally pelo melhor jogo independente do ano e uma bonificação de US$ 30 mil. O game também foi presenteado nas categorias de excelência em narrativa e design.
Veja todos os vencedores do Independent Game Festival:
- Melhor jogo independente (prêmio Seumas McNally): "Papers, Please" (Lucas Pope)
- Excelência em narrativa: "Papers, Please" (Lucas Pope)
- Excelência em design: "Papers, Please" (Lucas Pope)
- Excelência em áudio: "Device 6" (Simogo)
- Excelência em arte visual: "Gorogoa" (Jason Roberts)
- Prêmio do público: "The Stanley Parable" (Galactic Cafe)
- Prêmio Nuovo: "Luxuria Superbia" (Tale of Tales)
- Melhor jogo feito por estudante: "Risk of Rain" (Hoppo Games)