Acredita-se que as grandes pirâmides do Egito tenham sido erguidas com a ajuda de guindastes primitivos baseados em cordas e apoios. O grego Arquimedes desenvolveu vários sistemas de polias e roldanas para erguer cargas, que os romanos aperfeiçoaram. Mas foi só depois da Revolução Industrial, no século XIX, que a máquina a vapor possibilitou a construção de elevadores fixos para transportar materiais e, principalmente, pessoas. O primeiro sistema de segurança que impede a queda do elevador em caso de rompimento das cordas foi criado em 1852 pelo americano Elisha Grave Otis (1811-1861). Era baseado em trilhos serrilhados que prendiam a plataforma se ela perdesse sustentação.
"Isso permitiu o transporte de seres humanos e tornou possível a verticalização das cidades, pois sem elevadores não poderia haver grandes edifícios", diz o engenheiro Antonio Thomazini, da Otis, empresa fundada por Elisha. De lá para cá, foram sendo inventados sucessivos sistemas de motores, controle e segurança que fizeram do elevador o meio de transporte mais seguro do mundo.
Marcha para o altoQuatro momentos na evolução dos levadores
100 a.C. MOINHO HUMANO
Um alto-relevo encontrado em uma tumba romana traz a mais antiga imagem de um guindaste movido a "moinho humano" que se conhece. Ele tinha um sistema de polias operado por cinco trabalhadores
1853 SUBIDA A VAPOR
Os primeiros elevadores da era industrial eram movidos por máquinas a vapor e seus cabos se enrolavam em grandes tambores. A abertura e o fechamento das portas era manual e o controle por válvulas exigia um operador treinado
1932 ARRANHA-CÉUS
Os 67 elevadores instalados no Empire State Building, em Nova York - então o mais alto edifício do mundo -, empregavam basicamente o mesmo modelo usado até hoje. Um motor elétrico, situado numa casa de máquinas em cima ou embaixo do fosso, movimenta o elevador e um contrapeso. Todo o sistema é automatizado, bastando apertar um botão
2000 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Os mais modernos elevadores de hoje atingem velocidades de até 15 metros por segundo, com cintas flexíveis no lugar dos cabos de aço, empregando programas de inteligência artificial para lidar com grandes fluxos de pessoas. Os motores, além de serem menores e dispensarem a antiga casa de máquinas, aceleram e desaceleram gradativamente, sem solavancos
Em Nova York, no ano de 1854, o inventor Elisha Grave Otis manda cortar as cordas da plataforma para demonstrar o sistema de segurança que tornou possíveis os elevadores
Fonte: Mundo Estranho